22ª Reunião ISPOR Internacional: Atividades e Contribuições Latino-americanas

July 13, 2017  

22ª Reunião ISPOR Internacional: Atividades e Contribuições Latino-americanas

Ao último maio, a ISPOR organizou sua 22ª Reunião Anual Internacional na cidade de Boston, Massachussets, EUA. Essa reunião teve a distinção de ser a reunião anual da ISPOR cujo comparecimento foi o maior jamais atingido, com 4.195 delegados representando 76 países. Esses delegados compareceram a sessões enfocadas no tema da conferência, que foi “Evidência e Valor em uma Época de Mudança Social e Política”, especificamente dentro da área de economia da saúde e pesquisa de resultados.

O consórcio latino-americano foi muito bem representado na conferência. Brasil e Colômbia estavam entre os 5 países mais representados na conferência. México foi o terceiro país mais representado, com 50 delegados atendendo à reunião. Mais de 120 pessoas compareceram às atividades educacionais latino-americanas.

Com o grande comparecimento do consórcio latino-americano, vários capítulos individuais realizaram reuniões para discutir questões voltadas à comunidade de economia da saúde e pesquisa de resultados na América Latina. Ambos, os capítulos mexicano e colombiano, tiveram suas próprias reuniões dedicadas para revisar as atividades e destaques de seus capítulos individuais, durante o ano passado.

Alguns destaques destas reuniões de capítulo incluíram:

  • O anúncio pelo capítulo mexicano de que teria atingido um aumento de 30% no número de associados e que havia realizado em março, seu 4º seminário do capítulo.
  • O capítulo colombiano anunciou que teria liderado a região em apresentações educacionais (mais de 79 palestras). O capitulo também prestou suporte a outros capítulos na América Central, para melhorar seu desenvolvimento.
  • O capítulo chileno apresentou sua meta para 2017, que era a de enfocar o desenvolvimento de um capítulo discente.

Durante a conferência, dois fóruns foram realizados, que eram voltados especificamente à comunidade latino-americana. A primeira sessão, “Evolução do Processo de Avaliação de Tecnologia no México: Dispositivos Médicos”, foi moderada pelo Dr. César Alberto Cruz Santiago, PhD, o atual presidente do capítulo mexicano. Este fórum apresentou o progresso de se melhorar e padronizar a avaliação de dispositivos médicos, partindo-se da perspectiva do governo, indústria e consultores no México.

Apresentações foram feitas por:

  • Jesús Enriquez Castillo, Consultor do Governo, PEMEX (Petróleos Mexicanos), Cidade do México, México
  • Laudette Guirant Corpi, BSc, Gerente de Economia da Saúde, Janssen México, Cidade do México, México
  • Pablo Anaya, MSc, MHA, HEOR/RWE Diretor para a América Latina, IMS Health, Cidade do México, México

A segunda sessão, “Resolvendo Inequidades em Saúde na América Latina, Além da Cobertura Universal em Saúde” foi moderada pelo Dr. Ramiro Gilardino, MSc, Diretor das Redes Globais – América Latina da ISPOR. O objetivo deste fórum foi explorar e compreender as estratégias que precisam ser implementadas, a fim de que se garanta um acesso equitativo aos cuidados de saúde pela população, na América Latina.

Apresentações foram feitas por:

  • Manuel Antonio Espinoza, MSc, PhD, Professor do Departamento de Saúde Pública & Coordenador da Unidade de Avaliação de Tecnologia em Saúde – Centro para Pesquisa Clínica, Universidade Católica do Chile; Economia de Saúde, Universidade de York, York, RU; Santiago, Chile.
  • Lizbeth Acuña Merchan, MSc, Diretora Executiva, Contas de Alto Custo – Fundo Nacional de Recursos; Bogotá, Colômbia
  • César Alberto Cruz Santiago, PhD, Consultor, Escritório do Diretor Médico, PEMEX (Petróleos Mexicanos), Cidade do México, México.

Outras atividades importantes incluíram a “Reunião Face-a-face dos Comitês Executivos e de Consultoria do Consórcio Latino-americano da ISPOR” e a “Reunião de Negócios do Consórcio Latino-americano”, onde um dos principais tópicos de discussão foi a importância de aumentar-se o número de associados da ISPOR dentro dos capítulos regionais. Outra prioridade identificada na reunião foi a de encorajar o engajamento global pela participação no desenvolvimento de tópicos de Grupos de Interesse Especial e Forças-tarefa.

Globalmente, a 22ª Reunião Anual Internacional proporcionou aos delegados um fórum aberto para discussão e uma oportunidade para estabelecer rede, ao reunir interessados chave de diversas áreas na indústria de cuidados à saúde. A 6ª Conferência da América Latina, intitulada “Conduzindo Melhores Resultados de Saúde através do Engajamento dos Interessados”, terá lugar nos dias 15-17 de setembro em São Paulo, Brasil. Favor registrar-se agora, reservando seu lugar neste importante evento!